10/27/2005

CINEMA: Last Days


Image hosted by Photobucket.com



Existem filmes biográficos que dão ao público todo o Eye Candy que este deseja ("The Doors" por exemplo) e existem filmes como Last Days...
Em 1991, Kurt Cobain dizia à Imprensa que "o que faz falta é ofender o público". Em 2005, o realizador de Last Days, Gus Van Sant, cumpre as palavras proferidas pelo próprio ícone que inspira esta obra.

Last Days é um filme provocativo e ofensivo de muitas formas. Parece pensado de forma a cativar os apreciadores e a desafiar o resto dos presentes a sair da sala (como aliás vi acontecer, e me foi relatado). Os extensos planos de sequência, a forma como trata a temática religiosa e homossexual, e a maneira como coloca o "líder de uma geração" num pedestal abaixo do nível da terra, mostra que o realizador não está disposto a ceder nem um pouco.
Tal como n'"A Paixão De Cristo", o espectador está por sua conta. Em ambos os casos, os realizadores - conscientes de que estão a contar uma história mastigada à qual nada de novo se pode acrescentar -, optam por assentar o foco de realização no pormenor, no fait-divers da vida das personagens.





Com já devem ter percebido, este texto não pretende dissecar este título, pois isso seria estragar a experiência a quem ainda não o viu.


Fica aqui a minha reflexão (resumida. Muito mais haveria a dizer) sobre uma obra que já está a despertar amores e ódios. Estão todos convidados a partilhar as vossas impressões do filme no sistema de comentários deste Post.




7/10








Gonçalo Brito

1 Opinar:

At 27/10/05 12:43, Blogger Unknown said...

A bem da verdade, convem referir que o realizador tem o cuidado de referir que a personagem "Blake" é inspirada em Kurt Cobain, e que os eventos são ficção. No entanto não diz que semelhanças com a realidade são coincidencia. Pelo contrário. :)

Critica divertida Ginger :P Aposto que houve muitos que quiseram cortar os pulsos durante o visionamento do filme.
Terá sido o que foi fazer o tipo que estava sentado do meu lado e que se evaporou a meio do filme.

 

Enviar um comentário

<< Home