10/06/2005

DISCOS: The Hold Steady - "Separation Sunday"


Conheci os Hold Steady à alguns dias atrás. Deles apenas sei que se formaram em 2000 por obra e graça do guitarrista e vocalista Craig Finn, ex-membro dos extintos Lifter Puller. Depois de recrutar alguns músicos, entre os quais, um guitarrista da sua banda anterior, Finn fez então nascer os Hold Steady.
O album de estreia, "Almost Killed Me" (que espero ouvir em breve) foi lançado em 2004 e teve excelentes críticas por parte da imprensa musical.
Em Maio deste ano, o segundo album, "Separation Sunday" também mereceu rasgados elogios por parte da crítica musical além-fronteiras. Merecidos. "Separation Sunday" é uma espécie de album conceptual que fala de uma rapariga atraída pelas drogas, pelo sexo, mas presa nas convenções religiosas segundo as quais foi educada. Existem nas letras de Finn constantes alusões a passagens da bíblia.
A esta descrição de vivências marginais junta-se um som rock cru mas apuradíssimo. Está tudo no sítio. Na audição da primeira faixa pareceram-me uns Rolling Stones mais rockeiros (ainda), mas é impressão passageira, pois o que não falta por aqui é personalidade musical. Craig Finn não canta, fala, no limiar do grito. As suas palavras são debitadas, por vezes de forma quase imperceptível, e revelam uma raiva contida, que sai mais por vontade da emoção do que da razão - "Chicago seemed tired last nigh"t e "Charlemagne in Sweatpants" são disso bom exemplo.
Oiçam e voltem a ouvir até se cansarem.
9/10

Pitta

2 Opinar:

At 6/10/05 17:43, Blogger Bogart said...

É sempre bom encontrar um album como "Separation Sunday" dos The Hold Steady.É um trabalho muito interessante que nos faz viajar por caminhos que não nos são completamente desconhecidos.Nota 10 para a critica de Pitta.

 
At 6/10/05 18:03, Blogger Pita said...

"Separation Sunday" é realmente viciante. Para quando uma vinda dos Hold Steady a Portugal?
Obrigado Bogart.

 

Enviar um comentário

<< Home