5/25/2006

DISCOS: Pearl Jam - Pearl Jam

Há muito desviados do caminho da perfeição, os Pearl Jam seguem a busca de uma identidade que dispensa rótulos, “playlists” e tabelas de vendas. O rock pelo prazer do rock.
“Pearl Jam”, nono capítulo da criação da banda (sim, contando com “Lost Dogs”, amiúde e injustamente arredado da contagem), não serve para convencer ninguém de nada, nem para veicular mensagens ou revolucionar conceitos musicais. É simplesmente um bom álbum de rock, que vem completar aquilo que “Binaural” e “Riot Act” deixaram no ar. Dizer que este é o melhor álbum dos Pearl Jam nos últimos dez anos é admitir que a banda não tem recebido a atenção merecida desde “No Code” (de 1996).
“Worldwide Suicide” - o primeiro single - e “Parachutes”, são dois temas a reter. A título de mero exemplo.

(8/10)

2 Opinar:

At 13/6/07 14:51, Blogger Nuno Pedro Fernandes said...

sou obrigado a discordar de ti qd dizes "há muito tempo desviados do caminho da perfeição...". Tirando Riot Act, um álbum que ficou um pouquito àquem, os PJ têm sabido manter-se numa espécie de limbo alternativo que nos tem trazido gratas experiencias com o passar do tempo. Para Mim, Binaural é o álbum perfeito e, junto com Ten, o melhor de uma carreira quase sem "baixos". Este Pearl Jam que agora apareceu é um bom álbum, mas melhora a cada audição e ainda mais ao vivo. Um brilharete!

 
At 23/6/07 10:50, Blogger GospodarQ said...

Caro pneu_atrasado,
Não podia concordar mais contigo quando dizes que os Pearl Jam têm «uma carreira quase sem "baixos"».
Quando me refiro ao «caminho da perfeição» de que eles se desviaram, falo de discos «limpos» e fáceis de gostar, como "Ten", ou "Vs." - dos quais a Indústria, a imprensa e os fãs de ocasião estavam à espera. (Muito embora eu coloque estes dois álbuns entre os melhores dos anos 90.)
Os rótulos foram postos de parte e a banda decidiu traçar o seu próprio caminho. E eu aplaudo vivamente.
E agradeço o teu comentário - sem debate não se aprofunda ideias, certo?
Keep on rockin'

 

Enviar um comentário

<< Home