5/24/2006

DISCOS: Morrissey - Ringleader Of The Tormentors

Admito que não foi propriamente fácil formular uma opinião sobre o último trabalho de Morrissey. No meu caso isso costuma augurar algo de positivo, pois costuma significar que estou perante um disco que vale a pena descobrir. Um disco que não é aquilo que se esperara dele, tal como aconteceu com "Load" e até com "Reload", ambos dos Metallica.

Depois de fabricar o majestoso "You Are The Quarry" – que entra facilmente para a minha lista de melhores discos de Pop Rock de sempre – Morryssey troca as voltas e edita um álbum que se situa, musicalmente, na margem oposta.

Comparado com o seu antecessor (porque é inevitável) "Ringleader Of The Tormentors" é mais Pop, é mais indie e é mais cru. Não é mais The Smiths, como alguns insistem em dizer – talvez por falta de adjectivos, ou simplesmente porque Morrissey readoptou para a sua voz aquela sonoridade eco/chorus popularizada por Elvis Presley.

"Ringleader Of The Tormentors" é daqueles discos que, à semelhança de um bom vinho, precisa de “respirar” para ser devidamente saboreado. Soma uma colecção de temas fantásticos que se imiscuem com elegância no nosso cérebro e obrigam à sua audição, uma e outra vez.

(8/10)